fbpx

O desemprego cai, mas será?

Desemprego: a população desempregada na região metropolitana de são paulo, em novembro, foi estimado em 1,901 milhões de pessoas (Marcos Santos/Agência USP)

São Paulo ? A taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) diminuiu de 0,7 ponto percentual na passagem de outubro para novembro, de 17,9% para 17,2%, de acordo com um inquérito realizado na região pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A taxa de desemprego aberto diminuiu no mesmo período de 14,8% para 14,1%, e a taxa de desemprego oculto permaneceu estável em 3,5% entre outubro e setembro.

Entende-se por abrir o desemprego, o índice que reúne as pessoas que procuraram trabalho nos últimos 30 dias e ter tido nenhum trabalho nos últimos sete dias anteriores à entrevista.

Já a taxa de desemprego oculto é aquele que inclui as pessoas, cuja taxa de desemprego é disfarçada pela precarização do trabalho, o chamado bico, ou pelo legislativo.

A população desempregada na região metropolitana de são paulo, em novembro, foi estimado em 1,901 milhões de pessoas, o equivalente a 93 mil pessoas a menos do que em outubro, de acordo com a Seade e o Dieese. ?Este resultado é devido à relativa estabilidade do nível de ocupação, em novembro, com a criação de 9 mil postos de trabalho, de outubro para novembro, com um crescimento de 0,1%.?

O recuo do desemprego foi devido a uma diminuição de 0,8% da População Economicamente Ativa (PEA), em novembro, a saída de 84 mil pessoas na força de trabalho na região, uma queda de 0,8%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *